domingo, 6 de janeiro de 2013

Como aliviar as Olheiras..


Olheiras.. queridas amigas inseparáveis de quem dorme tarde, e acorda cedo.. ou simplesmente de quem não dormiu direito. Vivem ali, naquele local que "quase não é observado por todo mundo".
Tem dias que nem a maquiagem resolve. Pois sei que é difícil pra mim, também é para vocês. Por isso resolvi trazer receitinhas fáceis e caseiras para diminuir as olheiras. Vejam abaixo as sugestões:

Compressa de chá sobre os olhos 

O chá de camomila possui ação calmante e antiinflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras. Compressas frias deste chá sobre os olhos, conta Sara Bragança, têm efeito de vasoconstrição, ou seja, contrai os vasos sanguíneos. Ela ensina que o chá deve ser feito mais concentrado e, antes de aplicar a compressa nos olhos, o chá e os saquinhos com a erva devem ir ao freezer por alguns minutos. 

Quem irá cobrir os olhos são os saquinhos. Eles deverão repousar sobre seus olhos por, aproximadamente, 10 minutos. Neste tempo, você deve estar deitado e com a cabeça elevada. "Essa posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada", justifica. 

A dermatologista Lilian Estefan lembra que compressas de chá verde podem alcançar resultados similares. 



Faça compressas de leite e mamão 

Para clarear as manchas arroxeadas, conta a dermatologista Lilian Estefan, vale fazer uma compressa de mamão com leite. Bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas), de modo a formar uma "papinha". A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou repousar sobre uma gaze, colocada previamente sobre as olheiras. Deixe 15 minutos e lave em seguida. A compressa pode ser feita uma vez por semana. 

Segundo a dermatologista, o leite possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele - o que já era utilizado, inclusive, por Cleópatra, em seus famosos banhos de leite. Já o mamão possui papaína, enzima que promove renovação da pele.


Corte alguns pepinos e batatas 

Descansar rodelas de pepino nos olhos pode ajudar no combate e prevenção das olheiras, mas, segundo Sara Bragança, os efeitos são fracos e demorados. Esse legume tem baixa concentração de calmantes e vasoconstritores. 

"O pepino é composto de 90% de água, e seus outros 10% são os mais valiosos: o pepino possui vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular. 

Mas em sua ação externa no olho, o efeito é quase nulo", conta Sara. Mas, não desanime. O pepino colabora com a vasoconstrição, levando à melhora momentânea das olheiras. O mesmo efeito é obtido com rodelas de batatas. 

Os Vilões da beleza:

Reduza o sal 

Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal!  

-Diminua o álcool 

O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece, conta Sara Bragança, porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água. 


DICAS:

Lave o rosto com água fria 

Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto com água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras, e sim o contrário. Sara Bragança justifica: a água morna promove uma vasodilatação, o que favorece o seu aparecimento. "Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras", indica. 


Hidrate o rosto 

Uma pele hidratada é, sem dúvidas, mais bonita. Mas, além disso, a hidratação facial é útil na hora de disfarçar as olheiras. "A pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, essa característica deixa mais aparente os vasos faciais dessa área, deixando a área com a aparência arroxeada", explica Sara Bragança. 

Para aumentar a espessura da pele, Sara ensina que hidratar é uma boa solução. "Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando a coloração local", justifica. Outro bem promovido pela hidratação é a menor perda de colágeno. Lilian Estefan diz que, com mais colágeno, a sustentação da pele melhora, diminuindo o rompimento de vasos - que também causam o arroxeado. 


Durma bem 

Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas ao redor dos olhos. Sara Bragança explica que é nessa hora do dia que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito - e isso se reflete no dia seguinte. "Estima-se que oito horas de sono sejam suficientes para uma boa restauração dos tecidos", aconselha. 

#Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário