quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Falando sobre profissão..

Revista_capricho___1100_by_amandagrazini_large
Quando estamos prestes a encerrar as aulas do ensino médio, uma de nossas preocupações é.. "O que vou fazer da minha vida a partir de agora?". Sem ter noção de quantas responsabilidades estão por vir. Trabalho, curso, faculdade, técnico. Se você não tem em mente o que quer da vida desde pequena, a indecisão vai habitar sua mente por longos dias a fio. Digo por experiência própria. 

Minha melhor amiga, desde sempre soube que queria ser Médica. Quando a idade lhe permitiu, ela começou a correr atrás do seu sonho. Já no meu caso, nunca tive um sonho específico. Cada fase da minha vida, estou sofrendo mudanças.

Um belo dia, recente, disse ao meu professor: "Fico triste, pois não tenho nenhum talento". A reação dele foi inesperada. Se exaltou e me disse: "Nunca mais repita isso, é claro que você tem. Posso ver isso através do seu blog. Você devia fazer Publicidade e Propaganda!". A partir daí, passei a ver que essa era a profissão que mais se assemelha com meu jeito. Pode ser que mude de opinião quando começar a faculdade. Mas espero que não. Espero fazer disso a profissão da minha vida. E explorar o meu tal "talento" à fundo.

Um dica que dou para todos. Procure fazer um curso técnico, paralelo com o ensino médio. Assim, quando você concluir, não estará tão perdido e sem profissão. Com o técnico, você pode arranjar um estágio e dar um passo á frente no mercado de trabalho. 
Há escolas que oferecem curso juntamente com o ensino médio. No mesmo período. Foi o meu caso. Já outras oferecem somente o técnico. O que você pode fazer? .. Se estuda de manhã, e não trabalha, pode fazer de tarde ou noite. Ou então adeque aos seus horários. Mas é importante. Pois muitas empresas priorizam o técnico para adentrar à ela, e depois a faculdade para complementar com mais profundidade no assunto. Mas porque eles preferem o técnico primeiro? .. Devido ao tempo. Técnicos são rápidos, 1 ou 2 anos. Já a faculdade 4 à 5 anos.

Outra dica que dou é: Não atire para todos os lados, por exemplo: faço nutrição, faço curso de moda, e faculdade de logistica. Procure se interessar por algo, e se aprofunde no assunto.
Saiba que seus pais não vão lhe sustentar por toda a vida. Então, corra atrás. Faça algo que goste, e se destaque. Ou faça algo que está em alta no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário